Projeto do arquiteto Claudio Caveri, o edifício de esquina entre a rua Molina Campos e a Avenida Victoria -inseridas na malha urbana quadriculada da Área Metropolitana de Buenos Aires-, manteve ativas certas reflexões sobre a busca de uma uma identidade local que fizesse frente à arquitetura moderna internacional no contexto argentino da década de 60.
A paróquia Santa María de Guadalupe difere, no partido, das outras construções ao seu redor. Com a conclusão de sua construção em 1967, reflete certas características de sua obra antecessora -A igreja de Fátima- que confere uma forma diferente de conceder a arquitetura argentina e é a base expoente do estilo "casablanquismo".
A proposta -e o estilo das Casas Blancas- resgata algumas particularidades das capelas do noroeste argentino. A cor branca de sua superfície, sua cobertura de cor avermelhada, as arcadas, a materialidade e o tratamento da luz interior que estabelece um ambiente que difere do lado exterior.
A estrutura evidencia e conforma o espaço interno. Configura uma morfologia geral que evidencia uma atenção à diferença de altura e superfícies -dependente do programa próprio de uma paróquia- que também concebe como uma diferente forma de interação, com base na centralidade da comunidade.
O acesso sinuoso e um espaço distinto manifestado com uma luz âmbar propõe uma atmosfera diferente. É reflexo da necessidade de movimentar-se e conectar-se com outro plano, próprio dos objetivos da arte. Os materiais, técnicas e tratamentos austeros conferem uma forma de proceder em relação a uma arquitetura que tem como finalidade responder a uma expressão de identidade argentina.
A resposta da proposta do arquiteto Claudio Caveri é uma atitude crítica da modernidade internacional, e permite -como possibilidade teórica- uma postura, todavia vigente, que constrói uma dimensão própria da cultura arquitetônica arraigada no contexto argentino e latino-americano.
Referências:
ROBERTO FERNANDEZ, Las casas blancas: apuntes sobre una tentativa de arquitectura nacional, IAA FADU UBA, 1988
A.V. BONONATO, Claudio Caveri: Maestros de la Arquitectura Argentina, Ed. Clarín ARQ-IAA FADU UBA, 2014.
CANAL ENCUENTRO, Arquitectos. Maestros del espacio - Claudio Caveri
Imagens cortesia de Taller AVB - FADU - UBA